Coordenadora: Maria Soares da Cunha
Bolsista: Antonio Wallas Vitorino Pereira
Bolsista: Antonio Wallas Vitorino Pereira
O projeto de extensão objetiva apoiar o
processo de ensino-aprendizagem nas aulas de
Geografia na primeira etapa do ensino fundamental
II (6o e 7o anos) em escolas da rede pública. O
trabalho é realizado em duas escolas: Estado da
Paraíba, no bairro Pimenta, Crato-CE e a Escola de
Ensino Fundamental Pedro Fernandes de Alcântara,
no distrito de Cariutaba, Farias Brito. Oferecer
reforço escolar de conteúdos geográficos constitui
uma estratégia voltada a contribuir com a vida
escolar dos alunos participantes. O contato direto
de bolsista e professora da URCA com alunos e
professores da educação básica pode fortalecer a
interação entre o curso de Geografia dessa IES e
a comunidade escolar, possibilitando articular e
ampliar experiências e espaços formativos. No ano
de 2013, iniciaram as atividades na Escola Estado da
Paraíba. A proximidade dessa escola em relação ao
Campus do Pimenta favoreceu a visita e o trabalho
da coordenadora e do bolsista. A curta distância
entre as duas instituições permite a circulação e
envolvimento dos alunos do ensino fundamental
em atividades no espaço universitário. No ano de
2014 começaram as atividades na escola situada
em Cariutaba. É uma forma de ampliar o número
de alunos beneficiados e de envolver sujeitos da
educação básica de outros municípios, contribuindo
para o conhecimento e desenvolvimento de
estratégias apropriadas as realidades específicas
dos mesmos. O projeto recebe apoio da equipe de
professores e alunos integrantes do Laboratório de
Ensino de Geografia (LEG). O trabalho de extensão
inclui as seguintes etapas: diagnóstico da realidade
escolar, leitura e discussão de referencial teórico
-metodológico, planejamento de práticas de ensino
voltadas à compreensão de conteúdos geográficos.
Em reuniões com a coordenadora são avaliados
os resultados obtidos e realizados novos planos de
ação. As atividades com os alunos das duas escolas
são realizadas em consonância com o calendário
escolar. Os conteúdos são programados de acordo
com os materiais curriculares, os objetivos e os
direcionamentos propostos pelos professores das
duas escolas.
# Nº de Pessoas Beneficiadas: 50
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