Centenário Luiz Gonzaga

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Responsabilidade Social: ações de empregabilidade na comunidade do bairro Santo Antonio na cidade de Iguatu

Compartilhe nas Redes Sociais
Coordenadoras: Elizabeth Rodrigues de Souza; Jeovania
Cavalcante dos Santos Fernandes

Bolsistas: Virgínia Chaves da Silva; Jefferson Batista Pereira

1. As práticas de responsabilidade social envolvem todas as áreas de relacionamento de uma instituição e abrangem temas como código de ética, obrigações legais, filantropia, gestão e compromissos públicos. Os conceitos de desenvolvimento e de responsabilidade social estão integrados, ambos correspondendo à concepção de cidadania associada à melhoria de qualidade de vida da sociedade. A geração de emprego como fator de erradicação da pobreza compreende um ato de responsabilidade social e constitui uma alternativa de resolver problemas sociais importantes. Nessa perspectiva se fundamenta esse projeto. A ideia é consolidar uma relação entre a Universidade Regional do Cariri, Instituições Paraestatais e o Setor Empresarial do município de Iguatu, através da integração multidisciplinar dos cursos de Direito e Economia, no sentido de orientar jovens e adultos do Bairro Santo Antonio, considerado área de vulnerabilidade. 
2. O objetivo é introduzir habilidades na área do trabalho dos jovens e adultos na efetivação do seu desenvolvimento profissional. As ações contemplam minicursos e palestras sobre educação profissional, empreendedorismo, informações sobre programas de emprego, realização de oficinas geradoras de renda, entre outros. É cadastrado um banco de dados de participantes, onde são feitos concomitantemente à triagem, avaliações periódicas, elaboração de relatórios e acompanhamento das atividades. Vislumbra-se prosseguir com o projeto em outras comunidades. 
3. Obtém benefícios a comunidade, com a inclusão social por meio da realização do emprego; a iniciativa privada por fortalecer sua estabilidade junto ao mercado e a Universidade, pela oportunidade de aplicar o conteúdo disciplinar explorado em sala de aula à realidade. Ter Responsabilidade Social incide em concretizar o princípio da dignidade da pessoa humana, efetivando o verdadeiro estado democrático de direito.

# Nº de Pessoas Beneficiadas: 30
Tags:

Publicado por

Nós fazemos a Pró-Reitoria de Extensão da Univerdade Regional do Cariri e queremos ouvir sua opnião, reclamação ou sugestão acerca das nossas ações. Comente nas nossas postagens ou mande-nos um email para proex@urca.com com a sua avaliação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
@2015 | Pró-Reitoria de Extensão - Universidade Regional do Cariri | Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE