Centenário Luiz Gonzaga

terça-feira, 2 de junho de 2015

História e Memória: Missão Velha, 150 Anos de História

Compartilhe nas Redes Sociais
Coordenadora: Célia de Jesus Silva Magalhães
Bolsista: Leandro Lopes Soares
Envolvidos: Marcel Roosevelt G. Marinho da Silva; Joaquim Edson Moreira

O município de Missão Velha, localizada na região do Cariri, ao sul do Ceará, completa nesse ano de 2014, 150 anos de emancipação política, pois foi justamente no dia 08 de novembro de 1864, que Missão Velha foi emancipada. Tem uma importância religiosa destacada pela sua relevância no pioneirismo da evangelização caririense. Temos um povo hospitaleiro, terra celeiro de grandes artistas como o poeta Biu Pereira, os compositores Cicéu, Moreira, Conde, Neto Barros, dentre outros. Podemos citar ainda os Geossítios: Cachoeira de Missão Velha e as Coníferas no sítio Olho D”água, que fazem parte do Geopark Araripe. Na política, têm uma ligação histórica com o coronelismo e o cangaço. Nesse contexto, esse projeto de extensão História e Memória: Missão Velha, 150 anos de História, nasceu, trazendo a possibilidade de divulgar de forma ampla a história local, entendendo que ela tem uma grande importância para o currículo do ensino fundamental e médio, tendo em vista que a Lei Orgânica do município, já garante esse saber na escola. O objetivo é formar grupos de estudos com os alunos do curso de Letras sobre a história de Missão Velha, preparando-os para ministrarem 150 palestras e formações nas escolas municipais e instituições com a finalidade de partilhar a história local, levando em conta a cultura popular, religiosa e o conhecimento de todo processo histórico, social e político, desde sua origem até os dias atuais. O presente projeto, busca suporte teórico nos trabalhos de Magalhães (1994,2001), Pinheiro (1962), Thompson (1998 ), Pinsky e Luca (2011), dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, momentos de estudos e formações, palestras, debates e exposições itinerantes o conhecimento da história local. Conseguimos envolver inicialmente 27 pessoas para desenvolver o projeto, dentre eles: cinco professores, um bolsista, dez alunos, um compositor, dez e diretores de escolas, beneficiando 1.380 pessoas da comunidade, de forma que a população local e (especialmente estudantes), terá a oportunidade de conhecer a história local em diversos aspectos, por meio de informações orais, escritas, vídeos, documentos e fotos.

# Nº de Pessoas Beneficiadas: 1.380
Tags:

Publicado por

Nós fazemos a Pró-Reitoria de Extensão da Univerdade Regional do Cariri e queremos ouvir sua opnião, reclamação ou sugestão acerca das nossas ações. Comente nas nossas postagens ou mande-nos um email para proex@urca.com com a sua avaliação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
@2015 | Pró-Reitoria de Extensão - Universidade Regional do Cariri | Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE