Coordenador: Francisco Eduardo de Sousa Filho
Bolsistas: Marcus Aurelius Batista Freire; Alexandre Fernandes
Silva; Marciano de Lima Medeiros; Isaac da Silva Santos
Bolsistas: Marcus Aurelius Batista Freire; Alexandre Fernandes
Silva; Marciano de Lima Medeiros; Isaac da Silva Santos
A Física é vista por grande maioria dos
estudantes como uma disciplina enfadonha, como
uma mera aplicação de fórmulas e que não servirá
para nada em sua vida cotidiana. Contextualizar
a divulgação e, principalmente, o ensino de Física
dentro de uma esfera social pode reforçar a formação
da cidadania fornecendo assim, meios para uma
visão crítica da física dentro da sociedade. O
público alvo da aplicação desse projeto são alunos
do ensino público nos níveis Médio e Fundamental
principalmente das escolas mais periféricas das
cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha. O objetivo é
despertar o interesse dos alunos no conhecimento de
física ou de modo geral em áreas de conhecimento
científico, principalmente no conhecimento
físico do cotidiano, como por exemplo energia
elétrica, amperagem, estudo das ondas de rádio,
ciências no modo geral, fazendo uma integração
maior deles com a universidade e com a própria
sociedade, marcando aulas no laboratório de Física,
por exemplo, como também apresentando vários
experimentos de baixo custo relacionados com a
suas realidades. Tudo isso através de questionários
e minicursos que serão aplicados e estarão em
sintonia com os conteúdos dados em sala de aula,
para poder avaliar bem o nível de aprendizado dos
mesmos. A meta será desmistificar para um pequeno
grupo mais carente da comunidade, a ideia de que
a Física é uma matéria para pessoas inteligentes e
encorajar os alunos a enfrentarem, a indagarem
os desafios que serão propostos, levando-os a
terem um interesse maior em relação as ciências
naturais e consequentemente um melhoramento na
conscientização em relação à tecnologia e ao meio-
ambiente.
# Nº de Pessoas Beneficiadas: 40
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