Centenário Luiz Gonzaga

quarta-feira, 3 de junho de 2015

O Ensino de Física através da Linguagem de Sinais (LIBRAS): Pensando a inclusão social na Licenciatura

Compartilhe nas Redes Sociais
Coordenadores: Claudio Rejane da Silva; Joelma Monteiro de Souza
Bolsista: Paulo Oliveira da Silva

Este projeto busca Investigar e avaliar o ensinar e o aprender ciências para alunos surdos da região CRAJUBAR a partir de uma abordagem teórico e experimental centrando em materiais do dia-a-dia e em recursos digitais. Oferecemos oficinas que discutem conceitos de Física. Iniciamos atividades de revisão de literatura e planejamento/ realização de oficinas apresentando experimentos que discutem conceitos de física buscando uma metodologia de explicação através da Língua de Sinais (LIBRAS) valorizando o argumento do estudante e registrando em vídeo as aulas para análise posteriores. Os dados preliminares revelam que os estudantes surdos demonstram intenso interesse na compreensão dos fenômenos físicos que subjaz os experimentos e que alegam a dificuldade de entendimento no espaço escolar devido a pouca valorização a uma abordagem experimental pelos professores, também a pesquisa evidencia o desafio de pensarmos significados de conceitos da ciência através de terminologias da linguagem de Sinais.

# Nº de Pessoas Beneficiadas: 20
Tags:

Publicado por

Nós fazemos a Pró-Reitoria de Extensão da Univerdade Regional do Cariri e queremos ouvir sua opnião, reclamação ou sugestão acerca das nossas ações. Comente nas nossas postagens ou mande-nos um email para proex@urca.com com a sua avaliação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
@2015 | Pró-Reitoria de Extensão - Universidade Regional do Cariri | Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE