Centenário Luiz Gonzaga

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Planejamento e orçamento familiar como alternativade inclusão social na zona urbana do Município de Iguatu-CE

Compartilhe nas Redes Sociais
Coordenadores: Kelvio Felipe dos Santos; Érico Duarte de Sousa
Bolsista: Thiago Alves Rodrigues

O Orçamento Familiar é de plena importância para saúde de uma dada economia de um país, significando que a população de uma nação quanto mais se planejar financeiramente e explorar alternativas para diminuir gastos e aumentar seus mecanismos de poupança, menor será a taxa de inadimplência de uma nação, pois esta será mais estruturada e consequentemente tal fato afeta de forma positiva o cenário microeconômico do país que logo gera bons resultados também no cenário macroeconômico. Pesquisas recentes mostram que as maiores despesas do povo brasileiro se concentram na área de moradia e alimentação, onde juntas correspondem um pouco mais de 50% da renda das famílias. Tal projeto possui como meta auxiliar as famílias, principalmente, no planejamento dos gastos de sua renda, potencializando os recursos e melhorando a qualidade de vida das famílias capacitadas. Os gestores envolvidos elegem prioridades e controlam seus recursos para alcançarem seus objetivos. No que se refere ao conjunto familiar, os resultados podem se mostrar satisfatórios quando todos os membros da família colaboram, obtendo o máximo de satisfação a partir do planejamento orientado que evite desperdícios. Assim tenta-se mostrar fontes alternativas para controlar tais gastos. De fato, estabelecer objetivos passa pela ideia de que os membros de cada família, preocupados com a melhor utilização de seus recursos devem se reunir e em comum acordo, decidir sobre as condições financeiras relativas àquele grupo, em determinado momento, ou diante de perspectivas futuras. Entende-se que é o caminho para que cada membro esteja comprometido e faça sua parte. É a forma de garantir a estabilidade das finanças no presente, gerando bem-estar do respectivo grupo no presente, e certamente, no futuro. A dinâmica de atuação da extensão é feita através do uso de metodologia com palestras informativas, serão utilizados slides interativos para que o público alvo possa acompanhar a sequência da palestra, de forma a melhorar a absorção do conteúdo apresentado, além disso, serão entregues cartilhas de orçamento de renda, onde os indivíduos poderão colocar em prática o que foi relatado, nesse caso, as dicas de como melhorar as finanças e as alternativas de orçamento familiar, servirão de suporte para a utilização da cartilha. O número de atingidos pelo projeto é equivalente à soma dos atingidos pelas palestras informativas e pelos que recebem a mensagem exposta em Congressos e Semanas científicas a qual o projeto foi aprovado, cerca de mais de 80 pessoas já foram atingidas de forma que estas têm a possibilidade de proliferar o conhecimento e o material adquirido para seus familiares, de modo a multiplicar esse número.

# Nº de Pessoas Beneficiadas:  80
Tags:

Publicado por

Nós fazemos a Pró-Reitoria de Extensão da Univerdade Regional do Cariri e queremos ouvir sua opnião, reclamação ou sugestão acerca das nossas ações. Comente nas nossas postagens ou mande-nos um email para proex@urca.com com a sua avaliação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
@2015 | Pró-Reitoria de Extensão - Universidade Regional do Cariri | Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE