Coordenador: Francisco Ronald Feitosa Moraes
Bolsistas: Jozilene do Carmo Castro
Bolsistas: Jozilene do Carmo Castro
No senso comum, acredita-se que quem
ensina matemática, não precisa conhecer as
concepções pedagógicas, nem relacionar teoria
à prática, desmerecendo a didática, concepções
de aprendizagem e sua contribuição no processo
ensino aprendizagem, ficando a exclusividade no
cálculo abstrato. O próprio graduando/aluno não
é visto como construtor de conhecimento, mas
como mecanismo de conservação de cálculo já
comprovado anteriormente por outro professor.
Neste sentido, é necessário que haja um (re)
planejamento de sequências múltiplas de situações
pedagógicas que tenham intenção de favorecer a
aprendizagem dos conceitos básicos da matemática
referente às operações fundamentais, conjuntos
numéricos, frações e relação espaço-plano. Com
isso, elaboramos o projeto “Viajando no mundo
da matemática através dos jogos pedagógicos”, que
apresenta uma metodologia baseada na realização
de oficinas com a utilização de jogos pedagógicos,
considerando tanto o lado motivacional como a
necessidade de incorporar os conceitos matemáticos
abordados. Sendo assim, este projeto busca fortalecer
os conhecimentos básicos em matemática de cerca
de 1.000 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental
e 1o ano do Ensino Médio, de 10 escolas da rede
pública municipal e estadual de ensino de Araripe-
CE, Campos Sales-CE, Salitre-CE e Fronteiras-
PI, as quais recebem estagiários da Unidade
Descentralizada de Campos Sales da URCA,
criando uma conexão com a realidade cotidiana
dos alunos, proporcionando a estes, vivenciar
situações lúdicas que desenvolverão seu raciocínio
lógico, capacidade de resolução de problemas e
a construção do conhecimento matemático que
muitas vezes, na realidade das escolas, é realizado
de forma dedutiva-formal, desprezando o aspecto
real da aplicação dos conceitos matemáticos, assim
as oficinas acontecerão em parceria com as escolas
e professores de matemática durante as suas aulas,
tendo uma carga horária semanal de quatro horas,
buscando atender aos anseios da escola com relação
a aprendizagem significativa em matemática, onde
os alunos desenvolvem suas habilidades cognitivas,
motoras, verbais, cooperativas e de estratégia.
# Nº de Pessoas Beneficiadas: 1.000
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