Centenário Luiz Gonzaga

terça-feira, 2 de junho de 2015

Viajando no mundo da matemática através dos jogos pedagógicos

Compartilhe nas Redes Sociais
Coordenador: Francisco Ronald Feitosa Moraes
Bolsistas: Jozilene do Carmo Castro

No senso comum, acredita-se que quem ensina matemática, não precisa conhecer as concepções pedagógicas, nem relacionar teoria à prática, desmerecendo a didática, concepções de aprendizagem e sua contribuição no processo ensino aprendizagem, ficando a exclusividade no cálculo abstrato. O próprio graduando/aluno não é visto como construtor de conhecimento, mas como mecanismo de conservação de cálculo já comprovado anteriormente por outro professor. Neste sentido, é necessário que haja um (re) planejamento de sequências múltiplas de situações pedagógicas que tenham intenção de favorecer a aprendizagem dos conceitos básicos da matemática referente às operações fundamentais, conjuntos numéricos, frações e relação espaço-plano. Com isso, elaboramos o projeto “Viajando no mundo da matemática através dos jogos pedagógicos”, que apresenta uma metodologia baseada na realização de oficinas com a utilização de jogos pedagógicos, considerando tanto o lado motivacional como a necessidade de incorporar os conceitos matemáticos abordados. Sendo assim, este projeto busca fortalecer os conhecimentos básicos em matemática de cerca de 1.000 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental e 1o ano do Ensino Médio, de 10 escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Araripe- CE, Campos Sales-CE, Salitre-CE e Fronteiras- PI, as quais recebem estagiários da Unidade Descentralizada de Campos Sales da URCA, criando uma conexão com a realidade cotidiana dos alunos, proporcionando a estes, vivenciar situações lúdicas que desenvolverão seu raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e a construção do conhecimento matemático que muitas vezes, na realidade das escolas, é realizado de forma dedutiva-formal, desprezando o aspecto real da aplicação dos conceitos matemáticos, assim as oficinas acontecerão em parceria com as escolas e professores de matemática durante as suas aulas, tendo uma carga horária semanal de quatro horas, buscando atender aos anseios da escola com relação a aprendizagem significativa em matemática, onde os alunos desenvolvem suas habilidades cognitivas, motoras, verbais, cooperativas e de estratégia.

# Nº de Pessoas Beneficiadas: 1.000
Tags:

Publicado por

Nós fazemos a Pró-Reitoria de Extensão da Univerdade Regional do Cariri e queremos ouvir sua opnião, reclamação ou sugestão acerca das nossas ações. Comente nas nossas postagens ou mande-nos um email para proex@urca.com com a sua avaliação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
@2015 | Pró-Reitoria de Extensão - Universidade Regional do Cariri | Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE