Centenário Luiz Gonzaga

terça-feira, 2 de junho de 2015

Promoção da Saúde às Pessoas com Deficiência Física na Escola

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Coordenadoras: Prof. Dra. Evanira Rodrigues Maia; Prof. Esp. Jaqueliny Rodrigues Soares
Bolsistas: Maria Raisa Pereira da Costa; Maria Niná Moraes Tavares; Fernanda Maria Sena

Deficiência é definida como perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente (AMIRALIAN et al, 2000). Esta terminologia é utilizada para que o grupo de pessoas que as apresenta receba atenção especial, porém é importante que ocorra uma superação e socialização deste conceito para facilitar a promoção de ações que tragam benefícios tanto a esse grupo de pessoas como à sua rede de apoio (familiares, amigos, responsável, entre outros). Partindo do princípio que todas as experiências vividas nos ambientes familiar, escolar e comunidade contribuem para a nossa formação adulta instigando-nos quanto à nossas decisões, relacionamentos entre outros. Escolhemos a escola como um espaço crucial para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos na população quanto aos tipos de deficiência e como conduzi-las garantindo a inclusão social. A educação em saúde mostra-se um importante recurso na perspectiva da Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo esta atribuição de todos os membros da equipe. Porém estudos reforçam que entre os membros da ESF, o enfermeiro o enfermeiro tem sido destaque no desenvolvimento destas ações para o indivíduo, a família e a comunidade baseando-se no conceito da promoção da saúde (COLOMÉ; OLIVEIRA, 2012). Propomos ações de enfermagem na escola, ampliando a discussão da temática para a rede de ensino, especialmente para os profissionais da rede pública de educação (professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos) que são grandes responsáveis pela formação cultural, da personalidade e pela inclusão social dos deficientes físicos, assim como a família e sua rede social. O público beneficiado será a rede Municipal de ensino composta por 52 escolas, priorizando as 31 escolas do ensino fundamental 1, totalizando 7.172 alunos matriculados. Pela ausência de estudos epidemiológicos no município de Crato-CE abordando as principais deficiências em escolares, não é possível precisar sua incidência e prevalência. Nosso objetivo é promover a capacitação dos professores da rede pública de ensino do Município de Crato – CE, sobre deficiência e necessidades especiais; identificar a prevalência de alunos na rede pública de ensino com deficiências; caracterizar sócio-economicamente os alunos com deficiência física; mapear as principais deficiências encontradas nos escolares; identificar a rede de apoio aos deficientes físicos na comunidade escolar; capacitar os professores do Ensino Fundamental 1 quanto à deficiência física e os seus impactos na escolaridade do aluno; realizar levantamento das principais necessidades de educação permanente dentro da temática “Deficiência Física” entre os professores e comunidade escolar. No momento estamos realizando o levantamento das necessidades de capacitação na temática e mapeamento das deficiências físicas na rede de ensino municipal para posterior capacitação dos professores da rede de ensino sobre a temática (DF) utilizando metodologias ativas e avaliação das atividades educativas realizadas e competências desenvolvidas ao final do bloco de capacitações. Esta proposta além de extremamente necessária é também inovadora na prática educativa da enfermagem na escola, o que proporcionará novas tecnologias de ensino-aprendizagem que disseminem os conceitos de deficiência física e necessidades especiais, possibilitando integração social, acessibilidade à educação e qualidade de vida às pessoas com deficiência física.

# Nº de Pessoas Beneficiadas: 7.172
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