Coordenadoras: Prof. Dra. Evanira Rodrigues Maia; Prof. Esp. Jaqueliny Rodrigues Soares
Bolsistas: Maria Raisa Pereira da Costa; Maria Niná Moraes Tavares; Fernanda Maria Sena
Bolsistas: Maria Raisa Pereira da Costa; Maria Niná Moraes Tavares; Fernanda Maria Sena
Deficiência é definida como perda ou
anormalidade de uma estrutura ou função
psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária
ou permanente (AMIRALIAN et al, 2000). Esta
terminologia é utilizada para que o grupo de pessoas
que as apresenta receba atenção especial, porém é
importante que ocorra uma superação e socialização
deste conceito para facilitar a promoção de ações
que tragam benefícios tanto a esse grupo de pessoas
como à sua rede de apoio (familiares, amigos,
responsável, entre outros).
Partindo do princípio que todas as
experiências vividas nos ambientes familiar, escolar
e comunidade contribuem para a nossa formação
adulta instigando-nos quanto à nossas decisões,
relacionamentos entre outros. Escolhemos a escola
como um espaço crucial para o desenvolvimento
de habilidades e conhecimentos na população
quanto aos tipos de deficiência e como conduzi-las
garantindo a inclusão social.
A educação em saúde mostra-se um
importante recurso na perspectiva da Estratégia
Saúde da Família (ESF), sendo esta atribuição
de todos os membros da equipe. Porém estudos
reforçam que entre os membros da ESF, o enfermeiro
o enfermeiro tem sido destaque no desenvolvimento
destas ações para o indivíduo, a família e a
comunidade baseando-se no conceito da promoção
da saúde (COLOMÉ; OLIVEIRA, 2012).
Propomos ações de enfermagem na escola,
ampliando a discussão da temática para a rede
de ensino, especialmente para os profissionais
da rede pública de educação (professores,
pedagogos, coordenadores pedagógicos) que são
grandes responsáveis pela formação cultural, da
personalidade e pela inclusão social dos deficientes
físicos, assim como a família e sua rede social.
O público beneficiado será a rede Municipal
de ensino composta por 52 escolas, priorizando as
31 escolas do ensino fundamental 1, totalizando
7.172 alunos matriculados. Pela ausência de estudos
epidemiológicos no município de Crato-CE
abordando as principais deficiências em escolares,
não é possível precisar sua incidência e prevalência.
Nosso objetivo é promover a capacitação dos
professores da rede pública de ensino do Município
de Crato – CE, sobre deficiência e necessidades
especiais; identificar a prevalência de alunos na rede
pública de ensino com deficiências; caracterizar
sócio-economicamente os alunos com deficiência
física; mapear as principais deficiências encontradas
nos escolares; identificar a rede de apoio aos
deficientes físicos na comunidade escolar; capacitar
os professores do Ensino Fundamental 1 quanto à
deficiência física e os seus impactos na escolaridade
do aluno; realizar levantamento das principais
necessidades de educação permanente dentro da
temática “Deficiência Física” entre os professores e
comunidade escolar.
No momento estamos realizando o
levantamento das necessidades de capacitação na
temática e mapeamento das deficiências físicas na
rede de ensino municipal para posterior capacitação
dos professores da rede de ensino sobre a temática
(DF) utilizando metodologias ativas e avaliação das
atividades educativas realizadas e competências
desenvolvidas ao final do bloco de capacitações.
Esta proposta além de extremamente
necessária é também inovadora na prática educativa
da enfermagem na escola, o que proporcionará
novas tecnologias de ensino-aprendizagem que
disseminem os conceitos de deficiência física e
necessidades especiais, possibilitando integração
social, acessibilidade à educação e qualidade de vida
às pessoas com deficiência física.
# Nº de Pessoas Beneficiadas: 7.172
0 comentários:
Postar um comentário