No projeto escolar “GEA – TERRA MÃE”,
com foco no tema da desertificação que tem como
propósito fomentar atividades que visem o estudo
das Geociências e o Desenvolvimento Sustentável.
Está sendo realizado em escolas públicas municipais
e estaduais do território do GEOPARK ARARIPE
aberto ao ensino fundamental e médio.
Com o desenvolvimento de temas articulados
ligados às Geociências, e a sua socialização,
procura-se ressaltar a importância e a utilidade de
conhecimentos científicos no dia a dia da vida das
pessoas.
Desenvolver estes temas de forma articulada, passa
por três pilares do conhecimento das Geociências:
a) Ciências Geofísicas; b) Ciências Geológicas e
c) Ciências Geográficas. As Ciências Geofísicas
compreendem aquelas que tratam de fenômenos
terrestres sob a ótica da física: a sismologia, a
meteorologia e a hidrologia fluvial. Nas Ciências
Geológicas podem ser mencionados diversos
exemplos de ciências que lhes estão vinculadas,
com: a geomorfologia, a geotectônica, a geologia
estrutural, a paleontologia, a sedimentologia
e a estratigrafia.
Disciplinas associadas às Ciências Geográficas são: a
climatologia, paleontologia, fitogeografia, pedologia
e hidrografia, a cartografia, a sociologia, a história e a
antropologia.
O projeto “GEA – TERRA MÃE”, de concurso
e mostra escolar, busca promover, incentivar e
estimular uma recente ação criada pela UNESCO,
denominada Global Geoparks Network –
GGN, traduzido: (trabalho em) Rede Global de
Geoparques. No Brasil, o GEOPARK ARARIPE é até
agora o único representante desta rede.
Este projeto pretende reunir esforços entre as
instituições do Cariri, com intuito de fortalecer a
cooperação internacional. É proposto pela equipe
técnica do GEOPARK ARARIPE e pela Universidade
Regional do Cariri como articuladora e promotora.
Em dezembro de 2013 foi lançado este projeto de
grande impacto no meio educacional da região, para
tanto, foi formada equipes de trabalho lideradas por
professores e técnicos do GeoPark Araripe e alunos
de Graduação da Universidade regional do Cariri
- URCA, para articular e fomentar as ações para o
desenvolvimento das pesquisas nas escolas.
Essas equipes estão desenvolvendo a divulgação
do projeto e mobilizando escolas, CREDE`s 18, 19
e 20 e secretarias de educação, através de visitas,
reuniões, realização de palestras sobre a temática e
participação em encontros pedagógicos e programas
de TV.
Além de informações passadas por meio
de cartazes, mensagens por e-mail e facebook, que
são direcionadas para os gestores, coordenadores
e professores das escolas, secretarias municipais de
educação e CREDEs.
No Município de Missão Velha, foi realizado
o lançamento do projeto em dezembro de 2013. No
mês de janeiro de 2014, foi realizado os primeiros
contatos com a secretaria de educação as escolas e a
CREDE 20. No geral o município contem 9 escolas
Municipais e 2 Estaduais. As mesmas foram visitadas
e 2 realizaram inscrições no concurso.
Em Barbalha, as atividades iniciaram com
apresentação do projeto na semana pedagógica das
escolas municipais que foi realizada em janeiro de
2014. No geral o Município tem 37 escolas de ensino
fundamental I e II e 4 estaduais, das quais 1 tem
inscrição efetuada.
No Município Juazeiro do Norte, o projeto vem
sendo articulado através de uma capacitação
que o GeoPark Araripe vem desenvolvendo na
região intitulada “Como se trabalhar o livro do
GeoPark” dentro desta ação há um bom espaço
para mobilizado as escolas à participarem do
projeto. Além de articulação através de reuniões,
palestras com professores e coordenadores escolar.
O município contem 65 escolas publicas Municipais
e 12 estaduais que já foram articuladas, de onde 14
fizeram inscrições de trabalhos.
O município do Crato onde está localizada a sede
administrativa do GeoPark Araripe teve o inicio de
mobilização e divulgação do projeto no encontro
pedagógico municipal, realizado no inicio do ano e
em visitas direta em escolas. Atualmente o município
contem 51 escolas municipais e 11 Estaduais, das
quais 2 tem trabalhos inscritos.
No município de Nova Olinda, os trabalhos estão
centrados em encontros com coordenadores
pedagógicos, professores e gestores. Vários encontros
e visitas as escolas já forram realizados. Diante
do exposto,2 escolas realizaram inscrições de um
universo de 7 Municipais e 1 Estadual.
E no município de Santana do Cariri, esta sendo
desenvolvido um trabalho de articulação e
divulgação através de reuniões e encontros com
professores e gestores, massificando a proposta do
projeto como também visitas as escolas. No geral
o município contem 11 escolas Municipais e 1
Estadual, de onde 1 tem trabalho escrito.
O número de trabalhos inscritos de todas
as escolas dos seis municípios já chegou à marca
de 98,dentro de todas as categorias expostas no
regulamento publicado.
Este levantamento foi feito de acordo com as
primeiras analises das inscrições feitas através do
e-mail disponibilizado para esse fim, no mês de Julho
de 2014.
Vale ressaltar que as escolas têm até 30 de Setembro
de 2014,para submeter trabalhos.
Há uma estimativa do um número de escolas de
ensino fundamental e médio nono total, de 219
a 226, 4080 Professores (as) e 122.000 alunos (as)
nosmunicípios do território do GeoPark Araripe,
Atualmente cerca de 60 escolas, 500 professores 5.000
mil alunos já foram mobilizados para participarem
do projeto.
Ainda está sendo feito em todos os municípios
do território do GeoPark Araripe, divulgação e
mobilização do projeto, a fim de atingir o maior
número escolas participantes e consecutivamente
mais trabalhos desenvolvidos.
Todas as ações que estão sendo desenvolvidas neste
projeto, visam cada vez mais aproximar a população
em especial à comunidade escolar do GeoPark
Araripe. Possibilitando essas instituições de ensino
a contribuir para o desenvolvimento local por meios
de atividades educativas que envolva a sociedade elas
estão inseridas.
Prevê-se que este projeto perdure por longos anos,
desenvolvendo anualmente concursos escolares com
temas ligados ao uso sustentável da água, como por
exemplo: Água Subterrânea; Desastres Naturais;
Terra e Saúde; Alterações Climáticas; Recursos;
Megacidades; O Interior da Terra; Oceano; Solo (em
desenvolvimento, com o tema da “Desertificação”)
e, Terra e Vida. Estes temas foram apresentados
no decorrer da ação de formação promovida pelo
Comité Português para o IGCP, na pessoa do Dr.
Artur Sá e da Dr. Elizabeth Silva, nos dias 04 e 05 de
dezembro de 2013.
A realização final deste projeto neste ano
está prevista para o mês de novembro, aonde
serão apresentados, avaliados e premiados na
Universidade Regional do Cariri – URCA, os
projetos desenvolvidos pelas escolas sobre a temática
“Desertificação”.
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