Centenário Luiz Gonzaga

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Geopark GEA-Mãe Terra

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Desertificação

No projeto escolar “GEA – TERRA MÃE”, com foco no tema da desertificação que tem como propósito fomentar atividades que visem o estudo das Geociências e o Desenvolvimento Sustentável. Está sendo realizado em escolas públicas municipais e estaduais do território do GEOPARK ARARIPE aberto ao ensino fundamental e médio. Com o desenvolvimento de temas articulados ligados às Geociências, e a sua socialização, procura-se ressaltar a importância e a utilidade de conhecimentos científicos no dia a dia da vida das pessoas. Desenvolver estes temas de forma articulada, passa por três pilares do conhecimento das Geociências: a) Ciências Geofísicas; b) Ciências Geológicas e c) Ciências Geográficas. As Ciências Geofísicas compreendem aquelas que tratam de fenômenos terrestres sob a ótica da física: a sismologia, a meteorologia e a hidrologia fluvial. Nas Ciências Geológicas podem ser mencionados diversos exemplos de ciências que lhes estão vinculadas, com: a geomorfologia, a geotectônica, a geologia estrutural, a paleontologia, a sedimentologia e a estratigrafia. Disciplinas associadas às Ciências Geográficas são: a climatologia, paleontologia, fitogeografia, pedologia e hidrografia, a cartografia, a sociologia, a história e a antropologia. O projeto “GEA – TERRA MÃE”, de concurso e mostra escolar, busca promover, incentivar e estimular uma recente ação criada pela UNESCO, denominada Global Geoparks Network – GGN, traduzido: (trabalho em) Rede Global de Geoparques. No Brasil, o GEOPARK ARARIPE é até agora o único representante desta rede. Este projeto pretende reunir esforços entre as instituições do Cariri, com intuito de fortalecer a cooperação internacional. É proposto pela equipe técnica do GEOPARK ARARIPE e pela Universidade Regional do Cariri como articuladora e promotora. Em dezembro de 2013 foi lançado este projeto de grande impacto no meio educacional da região, para tanto, foi formada equipes de trabalho lideradas por professores e técnicos do GeoPark Araripe e alunos de Graduação da Universidade regional do Cariri - URCA, para articular e fomentar as ações para o desenvolvimento das pesquisas nas escolas. Essas equipes estão desenvolvendo a divulgação do projeto e mobilizando escolas, CREDE`s 18, 19 e 20 e secretarias de educação, através de visitas, reuniões, realização de palestras sobre a temática e participação em encontros pedagógicos e programas de TV. Além de informações passadas por meio de cartazes, mensagens por e-mail e facebook, que são direcionadas para os gestores, coordenadores e professores das escolas, secretarias municipais de educação e CREDEs. No Município de Missão Velha, foi realizado o lançamento do projeto em dezembro de 2013. No mês de janeiro de 2014, foi realizado os primeiros contatos com a secretaria de educação as escolas e a CREDE 20. No geral o município contem 9 escolas Municipais e 2 Estaduais. As mesmas foram visitadas e 2 realizaram inscrições no concurso. Em Barbalha, as atividades iniciaram com apresentação do projeto na semana pedagógica das escolas municipais que foi realizada em janeiro de 2014. No geral o Município tem 37 escolas de ensino fundamental I e II e 4 estaduais, das quais 1 tem inscrição efetuada. No Município Juazeiro do Norte, o projeto vem sendo articulado através de uma capacitação que o GeoPark Araripe vem desenvolvendo na região intitulada “Como se trabalhar o livro do GeoPark” dentro desta ação há um bom espaço para mobilizado as escolas à participarem do projeto. Além de articulação através de reuniões, palestras com professores e coordenadores escolar. O município contem 65 escolas publicas Municipais e 12 estaduais que já foram articuladas, de onde 14 fizeram inscrições de trabalhos. O município do Crato onde está localizada a sede administrativa do GeoPark Araripe teve o inicio de mobilização e divulgação do projeto no encontro pedagógico municipal, realizado no inicio do ano e em visitas direta em escolas. Atualmente o município contem 51 escolas municipais e 11 Estaduais, das quais 2 tem trabalhos inscritos. No município de Nova Olinda, os trabalhos estão centrados em encontros com coordenadores pedagógicos, professores e gestores. Vários encontros e visitas as escolas já forram realizados. Diante do exposto,2 escolas realizaram inscrições de um universo de 7 Municipais e 1 Estadual. E no município de Santana do Cariri, esta sendo desenvolvido um trabalho de articulação e divulgação através de reuniões e encontros com professores e gestores, massificando a proposta do projeto como também visitas as escolas. No geral o município contem 11 escolas Municipais e 1 Estadual, de onde 1 tem trabalho escrito. O número de trabalhos inscritos de todas as escolas dos seis municípios já chegou à marca de 98,dentro de todas as categorias expostas no regulamento publicado. Este levantamento foi feito de acordo com as primeiras analises das inscrições feitas através do e-mail disponibilizado para esse fim, no mês de Julho de 2014. Vale ressaltar que as escolas têm até 30 de Setembro de 2014,para submeter trabalhos. Há uma estimativa do um número de escolas de ensino fundamental e médio nono total, de 219 a 226, 4080 Professores (as) e 122.000 alunos (as) nosmunicípios do território do GeoPark Araripe, Atualmente cerca de 60 escolas, 500 professores 5.000 mil alunos já foram mobilizados para participarem do projeto. Ainda está sendo feito em todos os municípios do território do GeoPark Araripe, divulgação e mobilização do projeto, a fim de atingir o maior número escolas participantes e consecutivamente mais trabalhos desenvolvidos. Todas as ações que estão sendo desenvolvidas neste projeto, visam cada vez mais aproximar a população em especial à comunidade escolar do GeoPark Araripe. Possibilitando essas instituições de ensino a contribuir para o desenvolvimento local por meios de atividades educativas que envolva a sociedade elas estão inseridas. Prevê-se que este projeto perdure por longos anos, desenvolvendo anualmente concursos escolares com temas ligados ao uso sustentável da água, como por exemplo: Água Subterrânea; Desastres Naturais; Terra e Saúde; Alterações Climáticas; Recursos; Megacidades; O Interior da Terra; Oceano; Solo (em desenvolvimento, com o tema da “Desertificação”) e, Terra e Vida. Estes temas foram apresentados no decorrer da ação de formação promovida pelo Comité Português para o IGCP, na pessoa do Dr. Artur Sá e da Dr. Elizabeth Silva, nos dias 04 e 05 de dezembro de 2013. A realização final deste projeto neste ano está prevista para o mês de novembro, aonde serão apresentados, avaliados e premiados na Universidade Regional do Cariri – URCA, os projetos desenvolvidos pelas escolas sobre a temática “Desertificação”.
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